SILK

O QUE É SERIGRAFIA? (OU SILK SCREEN)

Serigrafia (ou Silk Screen) é um processo de gravação de materiais no qual a tinta aplicada é vazada pela pressão de um puxador (um rodo) através de uma tela de poliéster ou nylon.

  1. Matriz (Tela)

Primeiramente a tela é coberta com uma emulsão fotossensível, depois um fotolito contendo a arte é posto sobre a emulsão para que, só então a tela seja exporta à luz. A parte da tela que não exposta diretamente à luz terá seus pontos impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotossensível, já a parte da tela “protegida” sob o fotolito não será impermeabilizada, pois a emulsão fotossensível não endurece sem a devida exposição à luz. Ao fim deste processo a tela está pronta para impressão, pois é a através destes pontos não impermeabilizados que a tinta passará para atingir e gravar o material.

  1. Gravação

Depois de a tela já preparada chegamos finalmente a parte de gravação dos materiais. Neste estágio, faz-se primeiro um guia para a acomodação do material na mesa de gravação, então se coloca a tinta sobre a tela, e por último é exercida uma pressão através de um rodo puxador para que a tinta “vaze” pelos pontos não impermeabilizados da tela e chegue a o material que está abaixo (conforme a imagem a seguir).

 

TRANSFER LASER

Mas afinal o que é Transfer de Impressão laser e como funciona o processo

A Transferência de impressão laser é o processo pelo qual a camada de poliester presente no papel transfer rígido, derrete em contato com o calor da prensa térmica e se solta do papel, trazendo consigo o toner da impressão laser, fundindo-se ao poliester do substrato ( produto que será personalizado).

Para que isso ocorra alguns elementos  elementos precisam estar presentes:

1. Papel Transfer para superfícies rigidas

Papel transfer é quem recebe a impressão laser e possui a superfície laminada com uma fina camada de poliester.

2. Toner

Toner é um pó responsável pelas impressões laser.

3. Fonte de calor

O Calor é o responável por derreter o poliester do papel, que soltará junto com o toner para ancorar no produto. A prensa térmica fará este trabalho.

4. Substrato rígido a base de poliéster

Substrato é o produto que será personalizado, no caso a base de poliéster para fundir com o poliéster do papel e o toner. Materiais menos rígidos como o polipropileno não ancoram o transfer e necessitam de um promotor de aderência.